• CARLOS MENA

Vamos falar de tubulação aparente?

Se existe hoje um elemento que reafirma o conceito industrial em um espaço, esse elemento com certeza é a tubulação aparente. Estou falando basicamente de deixar toda a

infraestrutura visível, como canos de água, ar condicionado, rede (internet, telefonia e afins) e elétrica - que é sobre a qual vamos discutir aqui.


Também podemos incluir as eletrocalhas nesse contexto, porém, como são elementos

mais pesados requerem um pouco mais de bom senso na hora de especifica-las em

projeto, então vamos deixa-las para um outro momento. Essas estruturas são bem comuns em galpões, garagens e outros espaços de uso pesado, nos quais a escolha desses elementos não é decorativa e sim essencial. Para alguns olhos é feio, para outros é muito pesado e para alguns digamos que é ...? Somos suspeitos para falar, porque aqui no Estúdio Menaa gostamos muito de uma tubulação aparente.


Vantagens e desvantagens de cada modelo


Existem basicamente dois modelos em mercado, porém, os mais comuns ainda são os componentes em ferro galvanizado. Como vantagem, têm dutos mais estruturados e resistentes, demandando menos pontos de apoio, podem ser customizados (com pintura) e oferecem uma ampla variedade de peças – compondo, inclusive, com as eletrocalhas. A desvantagem está nessa própria rigidez da tubulação, que exige maior esforço no corte, e no quesito corrosão (por mais que sejam galvanizadas), especialmente em áreas litorâneas. Um ponto de atenção é que, por se tratar de metal, é condutor de energia, então pode gerar problemas quando a fiação é mal executada.

Outra boa opção são os componentes em PVC. São mais leves e seguros, porém não possuem tantos elementos como os galvanizados – o que não significa que não seja possível executar um projeto completo utilizando-os. A maior vantagem é seu próprio acabamento e a facilidade de corte – mas precisam de mais pontos de apoio/fixação. São

produtos já produzidos com índices de proteção contra chamas e não são condutores de

energia (não quer dizer que pode sair deixando fio descascado solto por aí!). Apesar destas grandes qualidades, seu maior problema ainda é a falta de opcões de componentes (por exemplo, ainda não há uma caixa condulete sextavada ou quadrada de 4 polegadas). Como o produto já vem com acabamento, requer um pouco mais de cuidado na instalação e na finalização da obra (mas ainda assim são mais fáceis de se limpar do que os galvanizados).


Como saber se posso usar tubulação aparente?


Para uma obra que é feita do zero, trabalhar com a tubulação aparente é uma questão de

opção e/ou conceito. Porém, garanto que ela irá permitir que você consiga pensar melhor

nos pontos, alinhamentos e até prever furos estruturais para passagem dos dutos.


Mas é na reforma de um espaço já existente que realmente podemos fazer jus ao uso da tubulação aparente. Além do próprio conceito, ela nos permite certas conveniências, como não ter que sair rasgando as paredes, dando arremates ou reaproveitar tubulações antigas. E o mais interessante é: apesar de termos que pensar seus caminhos e formas, é a adaptabilidade que toma conta do projeto e, em algumas ocasiões, o imperfeito acaba sendo perfeito.


E para aquela adaptação no espaço pronto? Caso você tenha aquele espacinho, bonitinho, com aquele único pontinho no teto, quer ampliar o alcance da iluminação mas não está afim daquele trilhozinho ou eletrofitinha, ótimo! Bota duto aparente que é mais industrial que o trilho! Mais prático, eficiente e aí sim você pode falar que tem um elemento industrial no seu cantinho.


Dicas para utilizar tubulação aparente


Agora chega de mimindustrial e vamos listar alguns pontos para levar em consideração na hora de usar tubulação aparente:


  • É importante saber que a elétrica deve ser separada da infra de rede e sonorização, portanto, você já deve prever tubulações de passagem separadas para esses pontos;

  • Sempre consulte um profissional para executar a elétrica, a tubulação até poder ser um DIY, mas a fiação não é brincadeira;

  • O quadro de distribuição deve ser de sobrepor, para que as tubulações derivem de forma correta;

  • Apesar do planejamento das passagens, fique "tranquilis", a tubulação permite a readequação de pontos;

  • Saiba que não é qualquer conjunto de tomada e interruptor que cabe nos conduletes, pesquise antes para não se arrepender;

  • Existem conduletes (caixinhas) que já possuem os caminhos indicados, como caixas com ligação curva, em T, reta, porém, isso irá demandar mais planejamento para quantificar e listar quais você irá precisar. Mas caso queira deixar espaço para a flexibilidade, existem os chamados conduletes múltiplo X: são caixas que possuem as furações em todas suas faces para que você tenha liberdade de criar as suas próprias ligações. Irá exigir um pouco mais de investimento para a margem de contenção e de componentes a serem usados.

  • A tubulação galvanizada você encontra mais facilmente em home centers. Já as de PVC em fornecedores mais específicos.

  • Existem tubulações em PVC já nos acabamentos cinza, vermelho, branco e preto sendo esse último muito específico e só um fabricante o produz em território nacional (procure os revendedores INPOL polímeros). Essas tubulações em PVC possuem um acabamento mais refinado, sem pontas e rebarbas.

  • As tubulações em PVC são mais fáceis de limpar e mantê-las higienizadas

  • Em residências, é aconselhável que as tubulações sejam instaladas após os acabamentos da obra, deixando apenas para a fase de retoques, assim você não corre o risco do retrabalho ou de danifica-las com pintura, reboco etc.

  • Caso opte por uma customização mais específica, como paleta de cores diferenciadas, opte pelos componentes galvanizados, pois os elementos aceitam melhor a pintura (pinturas eletrostáticas, por exemplo). Agora caso queira as cores básicas, opte pelas em PVC já com acabamento.

Por fazer parte de um estilo que é livre de conceitos estéticos padronizados, a tubulação aparente não precisa seguir um desenho estático ou muitas regras (exceto por algumas normas de segurança), ficando mais a critério da sua imaginação, gosto e bolso.


_imagens sem fonte supracitadas: pinterest

assine nossa newsletter para receber noticias e novidades !
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram
produzido por estudio menaa_ direitos reservados