• CARLOS MENA

Traga mais verde para a iluminação da sua casa

Não preciso ir muito longe para falar sobre o fato de que as plantas possuem um papel

fundamental em nossas vidas. Elas existem em maior quantidade na Terra do que nós

humanos e, não importa o seu formato ou propriedade, elas sempre mudam qualquer

ambiente pra melhor!


Fico um pouco decepcionado em ver que somente agora as plantas (decorativas ou não)

ficaram em evidência. E não foi pelas pessoas se conscientizarem a partir de casos de extinção de diversos ecossistemas e animais, não foi a partir de uma preocupação com o meio ambiente, mas sim através de um instagram, um tik tok, uma fotinho que ficou bonitinha, e aí as plantas viraram "moda" na consciência das pessoas.


Apesar disso, pelo menos nessa onda de conscientização as pessoas começaram a sentir a falta que o verde faz. Especialmente com a quarentena, uma época turbulenta dentro de nossas casas. Não importa o quanto temos em objetos, nunca será igual a ter uma planta.

Com isso, um boom de produtos aliados às plantas vêm surgindo, para que as pessoas possam cada vez mais adota-las como elemento dentro da própria casa e isso é muito legal.


Muito além da decoração


As plantas possuem um papel muito mais do que decorativo. Elas têm propriedades

terapêuticas, algumas medicinais, servem para darmos aquele toque especial aos nossos

pratos. Elas também trazem um senso de cuidado, de parceria e de esperança: ter uma

plantinha é acreditar no amanhã, que ela irá semear, crescer, dar flores, frutos – algo muito

necessário para o momento crítico que vivemos nessa pandemia.


Não é à toa que, aqui no Estúdio Menaa, as plantas sempre aparecem em algum momento do nosso processo criativo, seja para produtos ou projetos de iluminação.


Já participei de algumas feiras, nas quais ouvia de muitas pessoas: “eu deixo qualquer planta morrer!”. Gente, vão para a terapia! Rsrs Com um mínimo de cuidado você encontrará a planta ideal para você. Afinal, existem os mais variados tipos de plantas, para locais com sombra, sol, que precisam de muita ou pouca água, que cabem em vasos, prateleiras, suportes, e até em luminárias (isso mesmo!).


Plantas e luminárias


Plantas e decoração são dois temas que possuem muitas interfaces e conversam há muito

tempo. Mais especificamente dentro da disciplina de iluminação temos menos intersecções, mas ainda é possível encontrar essa parceria nos terrários iluminados (os clichês dos vidros acho um pouco ultrapassado) e o mais comum é a própria iluminação de paisagismo. Mas hoje em dia, com a tecnologia led, podemos estreitar ainda mais essa relação, claro que sempre tomando alguns cuidados, afinal água e elétrica não combinam.


Luminárias quase sempre estão dissociadas das plantas em termos de produto, ao mesmo que são as partes que mais se complementam. Já reparou que sempre temos um canto onde há um vaso pendurado ou uma luminária pendurada? Ou aquele cantinho no qual temos uma luminária de piso ou um cachepot? Enfim, por que não unir esses dois elementos?


Essa ideia une esses dois elementos pelos quais prezamos muito aqui no Estúdio Menaa:

iluminação e plantas. Acreditamos que sempre há espaço para um pouquinho de verde!






assine nossa newsletter para receber noticias e novidades !
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram
produzido por estudio menaa_ direitos reservados

estudio menaa_ alameda dos araés, planalto paulista- cep 04066002_ cnpj 32.851.928/0001-76 - produção em até 15 dias uteis